Concreto flexível é capaz de se auto consertar sem intervenção humana

Um concreto desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, é capaz de se auto consertar apenas com a adição de água e dióxido de carbono (CO2). O auto conserto é possível porque o novo concreto foi desenvolvido para dobrar e se quebrar em finíssimas lacunas, equivalentes à metade do diâmetro de um fio de cabelo humano, em vez de se quebrar em pedaços ou criar fissuras grandes, como acontece com os concretos normais. 


"É como quando você faz um pequeno corte na sua mão, o seu corpo pode se reparar sozinho. Mas se você tem um grande ferimento, então precisará de ajuda. Nós criamos um concreto que se fratura em fissuras pequenas o suficiente para que possa se auto consertar," explica o professor Victor Li.




Professor Victor On-kwok Li (desenvolvedor do concreto)




Concreto flexível 

Segundo Li, o novo concreto poderá tornar as obras mais seguras e mais duráveis. Uma ponte danificada por sobrecarga ou por abalos sísmicos, por exemplo, poderia voltar a operar normalmente em poucos dias.





A imagem mostra o grande segredo do concreto, a sua flexibilidade. Os testes mostram que uma peça feita com o novo material pode sofrer um estiramento de até 3% e recuperar integralmente sua resistência - isso equivaleria a esticar uma ponte de concreto com 100 metros de comprimento (se ela fosse feita por uma peça única) até que ela atingisse 103 metros, sem que ela se quebrasse. 

E, tão logo curada dos danos, a ponte recupera inteiramente sua capacidade de operação. "Nós descobrimos, para nossa surpresa, que quando é forçada de nova após se curar, a peça se comporta como se fosse nova, praticamente com a mesma dureza e resistência," diz Li.



Cimento extra-seco 

Concreto flexível é capaz de se auto consertará capacidade de se auto consertar do novo concreto deve-se ao uso de um cimento extra-seco que, quando exposto por uma fissura, reage com a água e o dióxido de carbono do ambiente para formar uma espécie de "cicatriz" de carbonato de cálcio - o mesmo material encontrado nas conchas de animais marinhos. Nos testes em laboratório, o processo de cura levou entre 1 e 5 ciclos de molhagem e secagem. 

A imagem abaixo mostra as "cicatrizes" do concreto, as linhas brancas de carbonato de cálcio que se formam depois que o processo de cura se completa. 



O processo de auto conserto atinge 100% de eficiência quando as fissuras individuais têm menos do que 50 micrômetros, mas o processo opera com aberturas de até 150 micrômetros.


Concreto reforçado com fibras 

O novo material é chamado ECC ("Engineered Cement Composite"), é mais flexível do que o concreto tradicional e se comporta mais como um metal do que como um vidro. 

O concreto tradicional é considerado uma cerâmica, sendo rígido e quebradiço, suportando um estiramento máximo de 0,01% antes de se partir. Já o ECC dobra-se sem se quebrar, suportando um estiramento máximo de 5% (a recuperação total dá-se até os 3%). 

Hoje, os construtores reforçam o concreto com barras de aço, com o objetivo de manter as trincas tão pequenas quanto possível. O problema é que essas trincas, por minúsculas que sejam, deixam entrar líquidos que corroem o aço, o que reduz a resistência da construção ao longo dos anos. 

O EEC é reforçado com fibras sintéticas, não estando sujeito à corrosão. 




Fontes :
https://blogdopetcivil.com/2014/08/15/concreto-flexivel-e-capaz-de-se-autoconsertar/

Autores:
Dalton Ebber
Diego Arthur
Rafael Andrade

Comentários

  1. Fazendo uma pequena observação esse concreto é duas vezes mais resistente e com mais durabilidade do que o convencional, Ele pode ser usado de diversas formas, mas principalmente em construções de rodovias, já que por exigir menos manutenção do que o original.

    Att;
    Deyvitt Barros.

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  2. Eventualmente podemos passar pelos dados e acabar não nos dando conta de suas implicações e, como não há nada melhor do que exemplos práticos para explicitar o que por ventura possa ter escapado à racionalização, trago um breve trecho contido na primeira fonte apresentada no trabalho, que evidencia a relevância do ECC.
    "Os testes mostram que uma peça feita com o novo material pode sofrer um estiramento de até 3% e recuperar integralmente sua resistência - isso equivaleria a esticar uma ponte de concreto com 100 metros de comprimento (se ela fosse feita por uma peça única) até que ela atingisse 103 metros, sem que ela se quebrasse".

    Att. Arthur Brietzke.

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  3. Mais um grande avanço para a engenharia. Com esse novo tipo de concreto, coisas imagináveis poderão ser feitas devido a felxibilidade que esse tipo de concreto tem, coisa que o concreto convencional seria impossível. Novos meios de construção, aspectos de estruturas, formas novas de desenvolver e criar junto também com os arquitetos.
    Ótima postagem!

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  4. Muito interessante esse tipo de concreto, na qual ele tem duas vezes mais resistente e com mais durabilidade do que o convencional, como ja citou nosso colega Deyvitt, na qual beneficia muito em construções de pontes, facilitando a resistência sofrida por ondulações pelos movimentos dos carros e ventos. Estão de parabéns :)

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  5. Muito interessante esse tipo de concreto, na qual ele tem mais resistente e com mais durabilidade do que o convencional,mais um grande avanço para a engenharia e pra não esquecer esse concreto e mas resistente do que o convencional duas vez .

    Att: Adauto caetano
    Turma :4Na

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  6. E pra não esquecer esse tipo de concreto flexível e usado pelos exércitos americanos como um tipo de manta.

    Att: Adauto caetano
    Turma:4Na

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  7. Esse concreto flexível é realmente interessante, embora ainda pareça um pouco com ficção em relação à aplicabilidade em determinados seguimentos da construção civil.Mas conforme li no blog dos colegas, realmente a fabricação de um concreto que se rompe em partículas tão pequenas e que dá a possibilidade de unir novamente essas partículas e consertando os rompimentos desse concreto é um grande avanço para a engenharia civil.Tive a oportunidade de ler sobre o assunto, e vi que além de ter um alto potencial duradouro, também é muito resistente ao fogo.

    Att:Tânia Mateus
    Turma:4NA

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  8. Este comentário foi removido pelo autor.

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  9. vale a pena enfatizar o dinamismo desse concreto, o qual poderá tornar as obras mais seguras e mais duráveis. Uma ponte danificada por sobrecarga ou por abalos sísmicos, por exemplo, poderia voltar a operar normalmente em poucos dias.


    Fonte : www.inovacaotecnologica.com.br

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  10. Esse novo concreto é uma grande revolução para a área da construção, pois a economia com manutenção diminuirá bastante. O objetivo dos pesquisadores é, em alguns anos, testar o material em áreas públicas.

    "O concreto flexível é acondicionado em uma manta com fibras, que ao hidratar endurece, formando uma camada impermeável, além de ter um alto potencial duradouro e ser resistente ao fogo. Acredita-se que o novo concreto irá tornar as obras mais duráveis e seguras."- https://blogdopetcivil.com/2014/08/15/concreto-flexivel-e-capaz-de-se-autoconsertar/

    Att.: Maria Elizama, da turma de Engenharia Civil 4NA

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  11. Esse tipo de concreto por facilitar muito alguns tipos de projetos onde se tem várias manutenções, e eu acredito por ele ter seu reforço de fibra ele seja mais leve que o concreto convencional.
    Att. Thales 4Na

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